7.2.18

Abater carvalhos para que o pessoal do TT possa chafurdar na lama?


não é a primeira vez que abordo este tipo de situação. Tristemente tenho de voltar ao tema após ter sido alertado para o facto. Trata-se de uma situação em Pousaflores, Ansião, onde, para criarem um espaço para o pessoal do TT chafurdar na lama, abateram um número indeterminado de carvalhos, parte deles alegadamente retirados do local (porque será...). Trata-se de uma prova de TT, apoiada pela Junta de Freguesia de Pousaflores, que entretanto foi cancelada (informação presente no facebook da Junta de Freguesia). Infelizmente o mal está feito, contudo as responsabilidades vão ter de ser apuradas...
Com tanto terreno ideal para fazer isto e sem necessidade de abater carvalhos, havia alguma necessidade de fazer esta triste figura? Numa freguesia onde o carvalho cerquinho é um dos seus principais embaixadores é esta a imagem que querem mesmo passar?
Estou neste momento a analisar o caso, de forma a ver se há matéria para queixa. A dúvida prende-se apenas com os limites do perímetro urbano, que pode condicionar de alguma forma a queixa. Sei também que parte deste trabalho foi efectuado em terrenos alheios, sem qualquer autorização dos donos (tal como consta nas redes sociais...), portanto irei esperar por mais desenvolvimentos.
É uma pena situações como esta continuarem a existir, sinal que temos muito que evoluir enquanto cidadãos e enquanto sociedade!
Pena que se tenha uma posição louvável, quando se recusa a apalicação de herbicidas na freguesia de Pousaflores e depois se tenha uma posição que, factualmente, apoia o abate de carvalhos. Urge corrigir este tipo de comportamentos, a bem de Pousaflores, de Ansião e da própria região de Sicó.
Termino com um apelo à Junta de Freguesia e aos donos dos terrenos em redor deste local. Limpem o que há para limpar, dentro das regras e da racionalidade, claro, e plantem espécies como o carvalho! O Verão chegará rápido, com tudo o que isso pode representar em termos de risco de incêndio...




Sem comentários: