9.1.17

As belas e seculares capelas da região de Sicó


É o antes (2011) e o depois (2012) das obras da Capela de Senhora do Pranto, situada na freguesia de Pousaflores, no lugar da Venda do Negro, na base da Serra da Portela. Já por algumas vezes esta capela do século XVII foi sendo reconstruída ou reparada e felizmente que se tem mantido ao longo de séculos.
É uma das várias belas capelas datadas dos séculos XVII ou XVIII da região de Sicó, todas elas representando uma fatia representativa do belo do património religioso desta bela região. Só quem conhece bem a região de Sicó e o seu património consegue dar conta delas todas e, mesmo assim, nem todos, pois há sempre mais um tesouro que não se conhece, tal como me foi acontecendo ao longo de muitos anos. Esta é já uma velha conhecida, contudo houve outras que apenas descobri na última década, fruto do convívio com pessoal ligado ao património, que sabe e partilha q.b., tal como eu o faço, já que assim todos ficamos a ganhar e Sicó agradece.
Fica o convite à descoberta desta e de outras belas capelas da região de Sicó. Contudo, e se vierem com más intenções, lembrem-se que o pessoal tem a espingarda atrás da porta...


Sem comentários: