5.4.16

Temos estratégia?


Foto: Feira dos Pinhões, 2016

Foi com agrado que soube da plantação de pinheiros mansos em Ansião, mais precisamente na Quinta das lagoas. O argumento é válido, peca apenas por tardio, pois sendo o pinhão um produto de grande valor económico e com o qual se pode conseguir valor acrescentado, Ansião já deveria ter, na prática, uma verdadeira estratégia para o pinhão. Estamos pelo menos 2 décadas atrasados neste domínio. E só daqui a umas décadas é que vamos ter pinhão a sair daquele local, mas afinal sem plantar eles nunca poderiam surgir. Há que semear para colher.
Espero que daqui a 20 anos não surja uma ideia mirabolante para aquele local (imobiliário...) que leve ao corte da plantação agora feita. Estarei atento aos futuros autarcas...
Mas indo ao que mais interessa, importa salientar que é com o pinheiro manso, com o pinheiro, com a azinheira, carvalho cerquinho, nogueiras e outro mais que poderemos almejar o tão desejado desenvolvimento territorial. E o eucalipto? Mandem o eucalipto para um certo sítio, pois esse não é de todo desejável, dadas as imensas externalidades negativas.

Fonte. facebook do Município de Ansião

Uma das áreas onde podem ver uma grande plantação de pinheiros mansos, é na Serra da Portela (Pousaflores), de onde já se explora a pinha e o pinhão há alguns anos. Seria importante termos uma maior área de pinheiros mansos, não em plena serra, mas em áreas indicadas para o efeito (foi um enorme erro ter-se feito aquela plantação da década de 90, arrasando parte da Serra da Portela com maquinaria pesada...).
A estratégia de exploração na Serra da Portela não tem sido a melhor e só mais recentemente se tem tido mais atenção ao facto.
Cabe-nos o papel de dinamizadores territoriais, sozinhos e/ou com ajuda das entidades públicas. Cabe-nos criar formas de escoar este tipo de produtos, de forma a dinamizar também este sector. Só criando a procura se consegue dar vazão á matéria-prima. No que me toca, este ano irei iniciar oficialmente as "hostilidades" neste âmbito, pois Ansião e toda a região de Sicó merecem. É uma região fantástica que merece a nossa dedicação e o nosso investimento.
Não se retraiam, invistam e inovem, pois mais tarde conseguirão receber a vossa recompensa. Há muitas formas de o fazer, mesmo com pouco investimento. E se precisarem de ideias, eu tenho para "dar" e vender...


Foto da Serra da Portela (Pousaflores), sector da Ucha (2007)

Sem comentários: