22.2.16

O bom, o mau e o vilão: qual vais ser?

 

É um título algo provocatório, reconheço, mas por vezes tem de ser assim mesmo, estimular para criar uma reacção. A iniciativa que agora pretendo destacar tem um enorme adversário, o qual dá pelo nome de apatia. Especialmente na região de Sicó, muitas pessoas têm medo de exercer a cidadania activa, parte por receio em termos de imagem, parte por mero comodismo ou indiferença. Isto mesmo que muitas destas mesmas pessoas seja críticas (virtuais) do muito que está mal na região. Mas quando se trata de passar das palavras à acção, então aí a conversa é outra. Ficar quieto, no seu cantinho, é mesmo a melhor opção para alguns (infelizmente...).
Lanço-vos agora um desafio, o de se informarem sobre esta iniciativa inovadora, enquanto abordagem, na região de Sicó, e o de partilharem esta mesma informação, de modo a ter grande impacto na região de Sicó (Alvaiázere, Ansião, Pombal, Penela, Soure e Condeixa-a-Nova).
O desafio acaba por ser simples, ou seja, no dia 7 de Abril, dia mundial da saúde, enviarem uma mensagem aos vossos autarcas (presidentes de câmara e junta de freguesia), pedindo que deixem de utilizar herbicidas nos seus municípios e freguesias. Terão uma mensagem disponível, tendo apenas de fazer copy-paste e enviar, via correio electrónico, para os endereços ali disponibilizados. Resumindo, não dá trabalho. Toda esta informação vai estar disponível no site do evento e na Plataforma contra os herbicidas - Sicó.
Estou muito curioso para ver até que ponto esta iniciativa terá adesão, até porque, como já referi, muitos têm receio de exercer a cidadania activa e mostrar o seu desagrado com a utilização de herbicidas, lesiva para a nossa saúde e para os ecossistemas. Uns preocupam-se e vão participar, outros não se interessam e outros simplesmente não querem saber, daí a analogia do bom, do mau e do vilão.
Agora, e para terminar, qual destes vão ser, o bom, o mau ou o vilão?!

Sem comentários: