20.2.13

A bela e o monstro


Não, não é nenhum engano. Este Calendário, editado pela Câmara Municipal de Ansião, em 2012, está aqui propositadamente. Dei com o que acaba por ser um erro grave, já há alguns meses, mas estava a aguardar pela altura mais indicada para fazer um breve apontamento.
Admito que quem fez esta capa não se tenha apercebido da asneira que fez, daí a chamada de atenção pedagógica e construtiva.
Já aqui falei algumas (poucas) vezes da problemática associada às plantas invasoras, as quais degradam a biodiverdidade da região de Sicó (e não só). Vale a pena ver o seguinte site, a propósito das invasoras:
Indo directamente à questão, é um erro grave utilizar-se uma planta invasora (mimosas) como "imagem de marca", seja em que campanha for, seja em que formato for, neste caso no Calendário que a Câmara Municipal de Ansião edita todos os meses. Há que ter cuidado e não colocar algo que sendo bonito, acaba por ser efectivamente um monstro predatório da nossa biodiversidade.
Por esta altura as mimosas estão amarelinhas, tal como a capa do Calendário mostra. Facilmente todos se podem aperceber da expansão que estes monstros têm por Sicó e não só. O melhor que têm a fazer, no caso de terem destes monstros nos vossos terrenos, é mesmo eliminar tais monstros. Será útil informarem-se sobre a melhor forma de os eliminar, pois não é fácil. Aprendi isso mesmo num campo de trabalho associado às invasoras, há alguns anos atrás.
Um dia irei tentar organizar um campo de trabalho semelhante na região de Sicó, mas não será antes de 2014. A razão é simples, é de grande importância que se faça algo do género, pois as invasoras são um problema bem real e que tem passado ao lado das entidades públicas. Há que dinamizar!
Fica então a chamada de atenção para algo que não deve ficar esquecido. Há que lembrar que nem sempre o mais bonito acaba por ser realmente bonito e positivo...

Sem comentários: