24.4.12

O património subjugado


A escassos minutos de Condeixa, eis o lugar da Fonte Coberta, local que poucos conhecem realmente. Isto acontece por um motivo muito simples, além da óbvia preguiça de muitos daqueles que vivem na região de Sicó, mas que não a usufruem, o motivo é a mania da pressa que leva a que muitas vezes se pense em ir de X a Y sem passar por lugares com grande valor patrimonial.
De vez em quando gosto de atalhar pela Fonte Coberta, já que vale mesmo a pena. Já passei por ali dezenas de vezes, mas curiosamente nunca tinha parado para ver aquela ponte Filipina. Pode parecer estranho nunca o ter feito, mas afinal com tanto património é, por vezes, difícil, parar em cada lugar para ver as coisas com olhos de ver. Mais ainda, mal conheço, com olhos de ver, aquele cantinho onde está situado o lugar da Fonte Coberta, tenho de ver se consigo um dia para isso, seja de btt ou a pé, pois é assim que se conhece Sicó. 
Outro dia, lá surgiu o clique que me fez parar e ver a ponte com olhos de ver. As placas de identificação estão bem posicionadas e é preciso ir muito distraído para não ver esta bela e valiosa ponte.
Lembrei-me de fazer este comentário lembrando este último dia internacional dos monumentos (18 de Abril), pois afinal esta ponte Filipina é mesmo isso, um belo monumento, o qual está "arredado" da vista de muitos do que visitam a região de Sicó. Os peregrinos do Caminho de Santiago conhecem bem esta ponte, não há que enganar, mas esses são poucos quando comparados com os turistas que passam bem ali ao lado.
A região de Sicó é um hotspot de património, mas infelizmente as estratégias locais e regionais não têm sabido valorizar e potenciar devidamente a vastidão de recursos patrimoniais que temos, salvo raras excepções. Infelizmente, e na maior parte dos casos, as versões estereotipadas de desenvolvimento do território predominam e, assim, subjugam todo este valioso património, perdendo a região, quem aqui vive e quem nos visita...
Fica a sugestão de visita ao património da região de Sicó, sendo esta ponte Filipina apenas um de muitos exemplos que vale a pena conhecer!


Sem comentários: