11.4.12

A água, esse belo recurso!


Estive vários meses para conseguir saber ao certo os pormenores sobre este pequeno edifício que vêm na fotografia, mas apenas recentemente, e após ter questionado um local, soube o que isto era afinal.
Passando na estrada, e vendo apenas na perspectiva da fotografia inicial, pensei em primeiro lugar que aquilo seria um pombal, mas enganei-me redondamente, pois afinal é (foi) um antigo reservatório de água, ao que me disseram para pessoas mais abastadas. Não conheço os donos, por isso apenas lhes posso agradecer, enquanto cidadão, ainda preservarem algo que eu considero de relevante importância patrimonial na temática associada ao importante recurso que é a água.
Inserido num contexto mais abrangente, este edifício poderá sem a mínima dúvida, ser um elemento patrimonial enriquecedor no que concerne à divulgação da importância da preservação dos recursos aquíferos, bem como a história associada ao aproveitamento da água (muito genericamente falando, claro). Há muitos outros "objectos", todos eles diferenciados, mas que podem ser sabiamente ser aproveitados como uma mais valia, por parte das autarquias locais. Penso que os donos de muitos destes "objectos" patrimoniais poderão ficar a ganhar, já que com a entrada no "jogo do património", muitas destas infraestruturas poderão ser reabilitadas e preservadas. A temática da água é um assunto muito caro à região de Sicó, já que o carso é sempre um território complicado no que concerne à gestão da água. Brevemente darei conta de mais um destes objectos, os quais descobri há uns anos atrás enquanto elaborava um extenso trabalho de investigação.
E lembrem-se, poupem água, pois além de ser um bem escasso, já não será propriamente um recurso renovável, tudo devido à nossa ignorância e desprezo para com ela. Ao poluirmos um aquífero estamos a comprometer várias gerações!
Para terminar, e já agora que falei em "jogo", estes nossos políticos andam a fazer um jogo bem perigoso, que é o da concessão/privatização do recurso água, algo de profundamente lamentável. Resta-me apelar a todo/as que se batam pela não concessão/privatização da água, pois se ela fica nas mãos de grupos económicos...
Uma das personalidades que na região de Sicó se tem batido por esta causa, e que merece o meu aplauso, é Narciso Mota, que é frontalmente contra a privatização do recurso água, facto que faço questão em salientar.
Água é vida, lembrem-se disso!

Sem comentários: