25.11.11

Portugal Rural: a oportunidade Vs Sicó Rural: a oportunidade


Apesar da crise de valores, que deu azo a uma crise financeira, uma lição podemos todos (re)aprender (se bem que alguns teimem em não o fazer...), a de que o rural não é algo mau nem algo sinónimo de atraso ou retrocesso, é sim algo de muito bom, estruturante e sinónimo de progresso. A decisão sobre o futuro da região de Sicó passa por cada um de nós, daí sugerir um livro que espero que dê cartas um pouco por todo o lado.
A economia não é nem nunca será o "centro do universo", é e sempre será "apenas" uma de várias variáveis sobre as quais podemos e devemos apoiar as nossas sociedades. O alicerce da economia é o mundo rural, portanto se queremos ter uma economia forte, há que fortalecer o mundo rural, só assim Sicó poderá ter um futuro risonho. O futuro da região de Sicó passa pelo mundo rural, contrariar teimosamente esse facto, com políticas de colarinho branco, desajustadas à realidade e ajustadas a alguns lóbis, é um erro crasso que tem custado muito caro a todos (quase...) os que aqui vivem!
Sempre que se justificar destacarei livros que, embora não relativos á região de Sicó, sejam uma referência para questões tão importantes, caso do mundo rural. A leitura de obras como esta é uma das melhores formas de (re)aprendermos factos tão importantes como aqueles ligados ao mundo rural, daí a minha sugestão de leitura.

Sem comentários: