13.7.11

Cultura da região de Sicó à distância de um clique


Este é um daqueles momentos em que gosto particularmente de falar, a cultura da região de Sicó. Nos últimos anos temos assistido a uma corrente de pensamento que infelizmente se tem imposto, a corrente da "cultura fabricada à pressão" para "inglês" ver, algo que não dignifica nem a cultura da região, nem mesmo a região, já que certos eventos não são mais do que actuações circenses, algumas menos más, outras literalmente patéticas.
Apesar deste cenário, há quem não se conforme e não desanime, promovendo iniciativas culturais verdadeiras, que são feitas não para outros verem, mas sim para todos participarem, onde o importante não são as aparências mas sim o conteúdo. A cultura da região de Sicó é vasta, infelizmente tem sido esquecida por muitos, mesmo entidades públicas que as deviam preservar e potenciar. 
Quando digo preservar, não é mantê-las por manter, só para outros verem, é sim promover a sua continuação num contexto de integração natural, sem ser forçado. Para isso há que divulgar, pois assim não só o pessoal mais velho continua com a "boa cultura", como também o pessoal mais jovem aprecia e começa a gostar, de uma forma natural (sem ser impingido...), de tudo aquilo a que a cultura de Sicó lhes pode apresentar. Para isso há que ter estratégia, no entanto ela não existe em termos globais.
Uma das muitas formas de potenciar a cultura da região de Sicó, é através do associativismo, não estou a dizer nada de novo, no entanto algum deste associativismo já se perdeu, algum dele confundiu-se com a política...
Apesar disto, há associações que mostram grande dinamismo, como é o caso da que agora destaco, o Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge:


Fiquei bastante agradado quando descobri o blog desta associação, o qual é recente, mas apesar de ser recente mostra um grande dinamismo em prol da verdadeira cultura da região de Sicó, onde as coisas são naturais e não "fabricadas". Resta esperar que esta continue no bom caminho e não se perca por caminhos que apesar de mais fáceis, não são manifestamente os melhores. Digo isto porque já por uma vez destaquei uma associação aqui no azinheiragate e depois esta desiludiu, mais do que uma vez, fazendo o que não devia (os tais caminhos fáceis...).
Penso, sem dúvida alguma, que boa parte da divulgação de eventos culturais na região de Sicó deverá mesmo passar pela internet, pois é um meio muito eficaz de promoção de eventos vários. Para muitas pessoas de fora da região de Sicó, a internet é um notável meio de comunicação, gratuito, para lhes fazer chegar a nossa cultura, levando a que estas pessoas venham à região de Sicó usufruir de tudo aquilo de bom que esta tem para oferecer.
Aquando do Limpar Portugal, a freguesia do Alvorge foi uma das que me impressionou pela positiva, pelo seu dinamismo, portanto esta questão que agora destaco é mais uma prova que ali há vontade e saber fazer, genericamente falando, em prol da região, seja em questões ambientais seja em questões culturais. Por este motivo irei estar muito atento ao blog que acima referi.
Para terminar, queria apenas referir que há mais associações que são dinâmicas, infelizmente não posso aqui falar ao mesmo tempo de todas. Para já destaco apenas o Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge, mas fica o compromisso que irei continuar a destacar outros exemplos de dinamismo cultural na região de Sicó, pois felizmente há muitos bons exemplos!
Só mesmo mesmo para terminar, queria destacar também um facto bem interessante, o de nos últimos anos terem renascido algumas festas populares, aqui na região de Sicó,  tudo pela mão de pessoas que não se resignam e fazem questão de o demonstrar. O recuperar de festas bem interessantes, onde a cultura é espontânea e verdadeira, tem-se revelado como uma excelente aposta e o povo agradece!

Sem comentários: