11.6.11

Bike Tour: pelos trilhos da Natureza

É, quanto a mim, indubitavelmente uma das grandes iniciativas do ano em Portugal, promovida por pessoas válidas e que, sem segundas intenções ou em busca de glória, se preocupam verdadeiramente com o bem comum, nomeadamente com a floresta portuguesa.
Sendo uma iniciativa que se preocupa com o nosso património florestal, o qual infelizmente tem sido muito desprezado por quase todos nós, faço agora questão em dar mais um pequeno contributo na sua divulgação, apelando a todo/as o/as que acompanham este blog façam não só ampla divulgação, bem como possam vós próprios fazer parte desta iniciativa, nem que seja só um dia ou uma manhã, isso pode fazer uma grande diferença, acreditem!


Agora que estamos prestes a entrar em mais um verão, época do ano que deixei de gostar, parcialmente, devido ao gravíssimo problema que são os incêndios florestais, há que pensar bem no que queremos para a nossa floresta e, em última análise para o nosso país. Todos nós podemos ajudar a mitigar o drama que são os incêndios florestais, uma das muitas formas é fazendo parte desta iniciativa, apenas precisam de uma bicicleta (sim, aquela que está lá arrumada no cantinho, já com algumas teias de aranha!), um ou mais amigos para vos acompanhar e alguma vontade em pedalar e desfrutar na Natureza.
Este ano não poderei ajudar directamente, já que estou ausente do país, posso no entanto tentar ajudar a motivar e/ou mobilizar quem está disposto a ajudar directamente. Seja na região de Sicó seja em qualquer região do país, todos podem fazer parte desta iniciativa, é fácil, não custa nada e o benefício é enorme.
Já pensaram que um mero passeio de bicicleta, neste verão, pode ajudar a que muitos incêndios florestais sejam evitados, e outros detectados logo ao seu início? Pois, é assim mesmo, um gesto simples pode fazer toda a diferença e eu sei bem disso, já que além de já ter trabalhado na prevenção de incêndios florestais, sou também um daqueles "doidos" (no bom sentido!) que muitos de vós vêem a combater os incêndios florestais  e que tristemente todos os verões têm de arriscar a vida para salvar um bem comum, por isso sei bem do que falo. Sei que o simples facto de duas pessoas andarem a dar uma voltinha na floresta, pode ajudar a manter o verde, evitando aquele cenário dantesco que fica após um incêndio florestal.
Muitos de vós já assistiram a situações em que estando em casa vêm o carro de bombeiros passar à vossa porta, indo na direcção daquela coluna, escura, de fumo, algo que é sempre preocupante, pois está em risco a floresta e também os bens de muitas pessoas. No entanto, e apesar de se lembrarem destas situações, não se lembram que em algumas delas vocês estavam em casa, aborrecido/as, sem ter nada para fazer, sem serem úteis. Pois é, lembrem-se agora que em algumas dessas situações, vocês podiam ter ido dar uma volta com um amigo, ou amiga, e em última análise poderiam, mesmo sem saber que tinham esse poder, evitar incêndios florestais, isto apenas estando a passear na floresta, desfrutando de tudo o que de bom esta nos oferece, inclusivé sombra em dias de calor.
Uma floresta ocupada e vigiada é uma floresta mais segura e aí o risco de incêndio será tendencialmente menor, é simples não é? Mais motivados para dar o vosso contributo neste verão?
Ideias para colocarem em prática: inscrevem-se através do link que faço nota na parte inicial, organizam-se em grupos de amigos ou mesmo fazendo novas amizades, e promovem o belo passeio ou mesmo passeios de bicicleta pelos estradões florestais, ou outros, na região em que vivem.
Sugestões que vos dou: nunca vão sozinhos para a floresta, por razões de segurança; avisem os bombeiros da vossa região, já que a entreajuda é fundamental, deixando os vossos contactos lá e ficando também com o contacto dos bombeiros, pois caso avistem alguma coluna de fumo, não perdem tempo precioso à procura do número; levem sempre água para beber, além de uma peça de fruta, ou então levem um cesto, com uns comes e bebes, para fazer um picknic, é uma excelente ideia!
Quando precisarem de descansar mais tempo, podem ficar a contemplar a paisagem num miradouro ou ponto com maior visibilidade, pois isso é muito útil na detecção precoce de incêndios. Lembro-vos que se um incêndio for detectado nos primeiros minutos, isso pode fazer toda a diferença entre uma pequena fogueira e um enorme incêndio florestal.
Penso que assim já vos agucei o apetite para entrar numa iniciativa muito meritória, espero que aproveitem esta bela oportunidade de ajudar à preservação de um bem comum. É uma experiência enriquecedora que vos pode ajudar a ser melhores pessoas, acreditem. Honrem o país e a região em que vivem, e exerçam a cidadania activa, esta é apenas uma excelente forma de o fazer, não custa nada e só têm a ganhar, vamos lá! 

Sem comentários: