3.3.11

O "lampão" dos Bombeiros Voluntários de Ansião


É um acontecimento que, aos olhos menos atentos, pode passar despercebido, no entanto não passa despercebido aos olhos azinheiragate. Desde Fevereiro que os Bombeiros Voluntários de Ansião iniciaram um programa próprio de recolha e encaminhamento de lâmpadas usadas, programa que visa não só a extensa comunidade de bombeiros local, bem como das suas famílias.
Como conheço esta história faço questão de a destacar, já que é uma iniciativa louvável por parte desta corporação que já dá cartas em questões ambientais há vários anos.
Queria fazer também uma referência à empresa amb3e, a qual não se mostrou disponível (após vários contactos - mail e telefónico - durante o primeiro semestre de 2010) para ceder um recipiente próprio (ponto electrão para lâmpadas), isto numa região onde eles não existem, existindo apenas em Leiria ou Coimbra. Por este motivo os Bombeiros Voluntários de Ansião adquiriram um recipiente alternativo, o qual servirá para recolher as lâmpadas usadas, as quais depois serão encaminhadas para um ponto electrão, situado algures neste Portugal fantástico.
Só como curiosidade, os Bombeiros Voluntários de Ansião já separam os seus resíduos, enviando-os para os ecopontos, encaminham pilhas usadas, tinteiros etc. Além disto, e sabendo que o lampão já existe desde 2010, já nesse ano foram enviadas cerca de 50 lâmpadas tubulares para a reciclagem.
Digo isto porque ainda há quem pense que os bombeiros servem "apenas" para apagar fogos e socorrer pessoas, felizmente servem para muito mais e há que salientar este facto.
Fica a nota positiva de algo que a todos interessa e que merece sem dúvida alguma ser divulgado pelo azinheiragate.

Sem comentários: