12.11.09

Quintas com história: actividade emblemática da Albaiaz

A Albaiaz - Associação de Defesa do Património (http://www.albaiaz.com/), é uma associação que ao longo dos anos se tem assumido como uma entidade chave na preservação e divulgação do património natural e cultural. Apesar de operar parcialmente na região se Sicó (além de outros concelhos que não os da região de Sicó), tem feito um trabalho notável em prol do nosso património.

Infelizmente, por vezes, é ignorada pelas entidades que mais deveriam estar interessadas pelo seu trabalho notável, ou seja as autarquias, facto que não dá boa imagem destas, já que uma das razões para o insucesso de muitas políticas regionais é precisamente o ignorar de muitos actores locais de desenvolvimento, caso da Albaiaz.

Uma das figuras mais notáveis que se destaca no seio desta associação local, é o Professor Doutor Mário Lousã, defensor intransigente do património botânico da região de Sicó. Há ainda mais pessoas com grandes capacidades nesta associação, ultrapassando o potencial humano de muitas das câmaras municipais da região.

Uma iniciativa que agora quero destacar e publicitar, é a iniciativa que a Albaiaz tem desenvolvido sobre as Quintas com história, que no dia 21 de Novembro irá deslocar-se à Quinta de Cima, em Chão de Couce, Ansião. É uma oportunidade única e rara de se visitar um dos edifícios com mais história no concelho de Ansião.

Fica a informação sobre esta iniciativa:





Sem comentários: