3.10.09

Intermarché de Ansião com gesto pouco amigo do ambiente

Terá sido, porventura, um gesto irreflectido de uma funcionária, mas mesmo assim quero deixar o alerta, o qual pretendo que sirva de exemplo de uma próxima vez que se possa repetir num estabelecimento qualquer, aqui na região de Sicó (e não só...).
Quando uma pessoa vai às compras, é livre de levar sacos de casa, para poupar o ambiente. Uma das formas de ajudar o ambiente é utilizar sacos de pano, algo que já alertei à muitos meses. É uma opção simples, barata e amiga do ambiente, já que a utilização dos sacos de plástico é um gravíssimo problema ambiental.
Aconteceu à poucos dias, que um cliente do Intermarché de Ansião foi proibido de utilizar sacos de pano, já que este cliente (não sou eu, obviamente), utiliza regularmente sacos de pano. Este acto, além de lamentável é ilegal, tenho pena que o cliente não tenha utilizado o livro de reclamações, pois o que aconteceu é algo de inadmissível. Fez apenas uma reclamação não escrita, ou seja verbal.
Obviamente que dou o benefício da dúvida ao Intermarché de Ansião, no que concerne à não repetição de algo do género. Fica, no entanto um apelo a toda/os aquela/es que fazem compras, levem sacos de pano em vez dos de plástico, e no caso de vos ser recusado, utilizem o livro de reclamações, é um direito que vos assiste enquanto comsumidores.
Fica também um conselho às superfícies comerciais da região (e não só), utilizem sacos de pano e façam publicidade neles, é uma forma de marketing bastante inteligente e amiga do ambiente!

2 comentários:

rgpinto disse...

caro paulo gosto do seu estilo protector e conservador da natureza...gostei de ver o que fez em Alvaiazere! aqui por ansião até mete dó...ANSIÃO está a MORRER!!! parece que estamos no interior do paÌs!!!

bom trabalho

João Paulo Forte disse...

Há comentários que acabam por ter o impacto desejado, daí fazer questão em enunciar algo que acabou por resultar deste comentário, datado de Outubro de 2009. Indo nos dias de hoje a esta superfície comercial, facilmente qualquer um de nós verá que, nas caixas onde pagamos as compras, está bem visível um aviso (há largos meses) que apela à utilização de sacos amigos do ambiente. Sejam sacos reutilizáveis, sejam de pano, estes são bem vindos a esta superfície comercial. O objectivo deste antigo comentário foi então cumprido. Espero que quem, no início, ficou incomodado com a minha chamada de atenção, tenha percebido que não custa fazer o que é mais correcto, simples e lógico...