21.9.09

Grutas e religião na região de Sicó

É um dos muitos nichos com imenso potencial na região de Sicó, a relação entre grutas e/ou cavidades com a religião. É também um tema claramente pouco explorado, não só nesta região bem como em todo o Portugal Continental.
Foi este ano que foi publicado através da Sociedade Brasileira de Espeleologia, um artigo que versa sobre esta questão em território português, sendo abordado, entre outros, o caso da Senhora da Estrela, em Pombal.
A existência deste artigo é ainda desconhecida aos olhos de 99,9999% dos que vivem na região de Sicó, por isso mesmo trago-vos aqui este mesmo artigo, o qual pode ser consultado no seguinte link:

http://www.sbe.com.br/ptpc_v1_n2.asp

Como poderão ver, foi o Grupo Protecção Sicó que esteve à frente deste feito, escrever sobre algo polo qual poucos se interessam. É pena, pois bem aproveitado, este nicho do turismo pode revelar-se muito proveitoso para uma região rica em bons exemplos a variadas escalas.
Mesmo assim fica a nota muito positiva para os "descobridores", pois daqui a alguns anos quando algumas mentes, ditas inteligentes, chegarem à conclusão que há enormes benefícios económicos, outros irão dizer, mas isso já se sabia, pena não terem potenciado esse recurso mais cedo...

Sem comentários: