7.4.09

Uma actividade a destacar!

A pedido de um dos organizadores, ao qual acedo com todo o prazer, venho fazer divulgação de uma actividade que considero importante para a população. Conhecer o património, seja ele natural ou construído é algo de fundamental para o futuro da região, por isso fica o registo do evento. Espero desta forma que as pessoas que comecem a interessar por algo que é de todos, só conhecendo o património é que se pode ganhar capacidade para quando existem ameaças ao mesmo, se impeça o seu desaparecimento e a sua destruição, as orquídeas são um belo exemplo disto mesmo, pois há pessoas que não as sabem distinguir e quando vão à serra arrancam muitas sem saber o estrago que fazem...

Talvez a principal entidade que promove a protecção e divulgação das orquídeas na região, a Albaiaz (Associação de defesa do património, sediada em Alvaiázere - http://www.albaiaz.com/), tem uma publicação notável sobre esta temática, aconselho vivamente a sua compra para todos aqueles que se interessam ou são curiosos, penso que vão ficar espantados com a riqueza que temos aqui na região de Sicó. Para esta actividade a que agora faço nota, esta publicação poderá ser um excelente guia de campo. Brevemente irei fazer uma nota sobre esta associação, a qual tem feito um trabalho voluntário notável na preservação da flora da região.
De certa forma considero estranho a Albaiaz não ter sido convidada para esta actividade (enquanto entidade apoiante), pois é ela quem dá cartas na matéria aqui na região, por vezes, por falta de diálogo/contacto entre entidades públicas e privadas, perdem-se boas oportunidades para fazer mais e melhor. Penso que se a Albaiaz, a Ecofungos e a Câmara Municipal de Ansião estivessem todas juntas nesta iniciativa, o seu sucesso seria ainda maior, com os respectivos benefícios para todos eles e também para o cidadão, que assim ficaria ainda mais bem informado. Resumindo, e sem demérito das entidades de outras partes do país (algumas das quais eu e outros fazemos parte delas) , por vezes temos na região pessoas e entidades também muito competentes e estas são esquecidas a desfavor de outras pessoas e entidades de outras regiões do país, será que os de cá valem menos? É uma pergunta que vos deixo...
Mesmo assim fica uma nota muito positiva no que concerne à organização desta iniciativa, esperando eu que haja muitas inscrições e que a actividade corra bem em termos pedagógicos de forma a que a mensagem efectivamente passe para o cidadão.
Entretanto espero que venha a chuva para aguentar algumas das orquídeas que tenho observado em todo o seu esplendor aqui na região de Sicó.

Sem comentários: