21.3.09

"Clean up the road " - Uma iniciativa ímpar que merece ser divulgada!

Pois, bem, hoje é o mais que conhecido dia da árvore, mas dada a urgência em divulgar uma actividade tão meritória por parte de uma entidade tão especial, fica o post relativo ao dia da árvore adiado para a próxima semana, penso que após saberem o que agora vos falo não vão ficar desiludidos de todo por este breve adiamento:
Iniciativa: “Clean up the road”

Numa sociedade cada vez mais consciente das suas responsabilidades para com o planeta em que vive e que lhe dá sustento, impõe-se que todos nós tomemos atitudes que visem a consciencialização cívica desta mesma sociedade, cidadãos, empresas ou entidades várias. Atitudes que podem consubstanciar-se em iniciativas diversas como a que os Bombeiros Voluntários de Ansião irão realizar, através da sua Academia de Infantes no dia 18 de Abril a partir das 15 horas, em antecipação do Dia Mundial da Terra (22 de Abril).
A iniciativa em causa tem a denominação de “Clean up the road”, em parte semelhante à mundialmente conhecida “Clean up the world”, com a particularidade de ser uma iniciativa de âmbito mais restrito e ser efectuada por jovens bombeiros, com idades entre os 11 e os 15 anos. Pensar global, agir local é um lema comum que se reforça nesta iniciativa ímpar a nível nacional em termos de voluntariado juvenil de bombeiros e não só.
Frequentemente a acção dos bombeiros é vista apenas como a do socorro a pessoas ou bens, mas na Academia de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Ansião o lema é também o de precaver o futuro tendo em vista a sustentabilidade ambiental intergeracional.
Parte significativa da acção dos bombeiros passa-se nas estradas da região, já que a maior parte dos serviços se deve ao socorro das pessoas e, com isso, o número de kms percorridos é naturalmente elevado. Este facto leva os bombeiros a percepcionar comportamentos pouco amigos do ambiente, os quais, em última instância, nos prejudicam a todos, comportamentos como o de mandar garrafas e latas pela janela do carro, carrinha ou camião.
Tendo em conta este último aspecto, a Academia de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Ansião propõe-se, no âmbito da iniciativa por si baptizada “Clean up the road”, a escolher um ou dois troços de estrada no concelho de Ansião, onde irá apanhar das bermas todas as garrafas de plástico, sacos de plástico e latas de refrigerante, contabilizando-as e remetendo-as no final da actividade para o respectivo ecoponto. Desta forma, será possível percepcionar a real quantidade deste tipo de resíduos que, de forma inconsciente, são deitados fora por muitos automobilistas que cruzam as estradas do concelho.
Os Bombeiros Voluntários de Ansião pensam que esta iniciativa poderá ser um excelente exemplo não só para demonstrar o real impacto de atitudes irreflectidas com consequências nefastas, bem como consciencializar a sociedade de um problema bem real, o qual deve ser minorado no mais curto espaço de tempo. Deste modo, esta iniciativa pretende ser um primeiro passo para, a curto prazo, minorar este problema, o qual é visto por muitos e, infelizmente, ignorado por muitos mais.
A Academia de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Ansião pretende desta forma mostrar o quão importante pode ser o papel dos jovens na consciencialização da sociedade, neste caso jovens bombeira/os que assim mostram que o seu papel não é só no socorro de pessoas e bens, mas também no “socorro” do planeta que, afinal, é a nossa casa. Jovens bombeiros que pretendem assim dar um modesto exemplo às gerações mais velhas e com isso contribuir para um futuro bem mais risonho para todos nós.
Fonte: Bombeiros Voluntários de Ansião
Entidades como esta não param de me surpreender pelas iniciativas de defesa do ambiente e do património, espero que surjam muitas mais como esta que vos mostrei agora!

Sem comentários: