3.1.09

Começar o ano da melhor forma, aprendendo com quem sabe!

Para mim, a melhor forma de começar o ano é mesmo a aprender mais um bocado. Há quem pense que já aprendeu tudo, mas afinal estamos a aprender desde o momento em que chegamos a este mundo, até ao momento em que vamos embora. Quem pensar o contrário está apenas a enganar-se a si próprio!

Uma das minhas prioridades desde há vários anos é a educação ambiental, aposto muito, além dos adultos, nas crianças, pois são elas o futuro. Das várias acções em que já estive envolvido, as que mais tenho em atenção são as relacionadas com os pequenotes, pois é preciso um cuidado especial em termos pedagógicos, só assim a mensagem pode passar. Com os adultos torna-se mais fácil, mesmo tendo em conta a teimosia de alguns, alicerçada em estereóticos sem nexo algum. Quem me conhece e sabe de algumas das coisas que faço neste âmbito, pois algumas faço questão em não publicitar (no âmbito do mecenato ambiental), sabe que é assim mesmo. Tenho tido várias alegrias quando vejo algumas das crianças que já estiveram envolvidas em algum tipo de acção, ambiental ou educativa, em que eu participei, me vêm ensinar por elas próprias uma coisa muito importante, o facto de menosprezarmos fortemente o potencial delas!

Há poucos dias recebi um vídeo já com alguns anos, mas que desconhecia por completo, tem a ver com o objecto para o qual eu trabalho todos os dias, o ambiente. Mas desenganem-se, aqueles que criticam os ambientalistas, estes críticos após tantas décadas ainda não perceberam algo de muito simples, nós, os ambientalistas, queremos "apenas" que este belo planeta continue belo, só assim poderemos nós continuar a viver aqui, os recursos são finitos e se queremos continuar por aqui, há que reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar! Trata-se "apenas" de perpectuar a nossa espécie, pois o planeta Terra por mais mal que façamos vai continuar, com ou sem o Ser Humano.

Um vídeo absolutamente brilhante, honestamente não vão poder dizer que não ficaram tocados com a mensagem:

Sem comentários: