8.9.08

Dupla polémica em Alvaiázere


O que é que têm estas duas fotos em comum?

Bem, a primeira é da EB1 de Alvaiázere em 2005, enquanto que a segunda também o é, mas em 2008 (7 de Setembro de 2008).
O que as diferencia?

Bem, se vocês repararem o lado esquerdo foi cortado, cerca de 2 metros da escola foram demolidos.

Qual a razão deste facto?

Bem, parece que é fundamental para Alvaiázere proceder-se a um alargamento de estrada, demolindo parte de uma escola....

Será que era mesmo necessário?

Bem, como especialista em ordenamento do território não vejo razão alguma, além de que também não há motivo algum para que as crianças tenham de ficar com a sua escola mais pequena e o pátio das brincadeiras com menor área. Já como cidadão acho lamentável o ocorrido!
A escola é um local que deveria ser sagrado e livre de situações como esta, as crianças não têm a culpa!

Parece que as megalomanias políticas (figura de estilo) de Paulo Tito Morgado fazem destas coisas, são já várias ruas que andam a ser alargadas, algumas delas sem razão técnica plausível. Além disso já houve duas pessoas que entraram em contacto comigo porque andam a ser pressionadas para vender as suas casas, as quais posteriormente seriam demolidas para.... alargamento de estradas.

Foram também várias pessoas que me alertaram para outro facto decorrente do mesmo, já que no título são duas as polémicas enunciadas:


As pedras que revestiam a parede demolida, pertencentes outrora ao quartel dos bombeiros voluntários de Alvaiázere, curiosamente foram parar ao terreno adjacente a esta casa, a qual está a começar a ser recuperada e ao que consta (segundo informações de alguns alvaiazerenses)pertence mesmo a.... Tito Morgado! Não vou divulgar a localização da casa porque isto não é nenhuma guerra pessoal. Pretendo acima de tudo justiça social e tratamento igual para todos os cidadãos, já que consta isto mesmo na constituição portuguesa.
Enunciei aqui factos concretos baseados em opinião técnica, com recurso a elementos visuais (fotos) recolhidos de forma legal. Digo isto porque pode haver quem se dê mal com a crítica construtiva e tente mandar areia para os olhos do povo de Alvaiázere e Terras de Sicó.
Uma das coisas boas da democracia é o facto de podermos fazer estas coisas de forma a que a população faça um juízo baseado em factos reais, sem que haja manipulamento político de situações embaraçosas como esta, portanto aqui fica a notícia, façam os vossos juízos, o tempo da censura e manipulamento jornalístico já lá vai...
A minha intenção continua a ser a mesma de sempre, chamar a atenção sobre factos ocorridos por Terras de Sicó, contribuindo não só para a melhoria do que cá temos e denunciando actos pouco ortodoxos em termos ambientais (não esquecendo de salientar também o que de bom por cá se faz). Além disso o património natural ou cultural é para mim um factor decisivo para esta região, só promovendo e protegendo este vasto património poderemos encontrar o tão almejado desenvolvimento, livre de interferências políticas (seja elas quais forem) ou de interesses económicos lesivos para a região!
Polémicas à parte, aquela estrada em lajes calcárias que está a ser feita dentro da propriedade é realmente bonita, um caso de bom gosto!

1 comentário:

cat disse...

ola...devo concordar com o titulo e conteudo deste seu apontamento no blog....
sou alvaiazerense apesar de nao viver la a alguns anos, e qual nao foi o meu espanto quando no inicio de setembro , la vou passar uma semana de ferias e me deparo com essa e outras situaçoes no minimo ridiculas e as quais me foram dadas explicações completamente ambiguas....
bom....mas o comentario serve apenas para demonstrar o meu agrado ao saber que ha alguem como o paulo(desculpe trata-lo assim...)que tem a coragem de denunciar estas e tantas outras coisas graves que acontecem na "minha"terra....
qual o meu espanto quando depois de uma pesquisa no youtube, me deparo com uma quantidade de videos que denunciavam uma quantidade de problemas (muitos deles nem conhecimento da sua existencia tinha), e como curiosa que sou fui ver....fiquei chocada!!!
parabens mais uma vez pela sua coragem...afinal se ninguem fizer nada...."eles" nao vao parar....
catarina tiago