20.8.08

O Castelo do Germanelo

Já era para ter voltado ao Germanelo à mais tempo, mas tanta coisa para fazer e uma vida só para viver... Voltei então de novo a um local que já conhecia mas que ainda não tinha visitado após as obras de requalificação do castelo do Germanelo, foi então com grande interesse que esperava o dia do regresso.
Chegando ao ao Rabaçal a sinalização é bem explícita, portanto não há que enganar. Mais à frente encontra-se a placa em madeira que indica o estradão que nos leva até ao castelo do Germanelo, surgindo logo à frente um pequeno troço em calçada até à primeira placa informativa, a qual tem genéricamente as informações necessárias. Algumas centenas de metros à frente, num caminho em terra batida, encontra-se outra placa informativa, a qual informa acerca da fauna e flora mas nada diz sobre a geologia e geomorfologia (tem apenas meia dúzia de palavras muito mal enquadradas em termos da geomorfologia e geologia), um erro que eu considero grave dadas as carecterísticas da colina encimada pelo castelo. A estrada em terra batida merecia que fosse calcetada, já que caso não seja os invernos vão tratar de abrir uns belos sulcos e depois lá tem de ir um camião levar uma carrada de pó-de-pedra. Felizmente que não foi alcatroada!
Deixando o carro lá perto da placa indicadora da reabilitação, entramos num caminho que já existia, apesar de em alguns sectores ser diferente. Interessa referir que aquele pó-de-pedra vai embora quando vierem as primeiras chuvas, aqui a intervenção não foi totalmente bem pensada em termos de dinâmica natural.




Apesar deste último facto é positivo ver que algumas coisas foram tomada em conta, alguns cotovelos foram cortados, "impedindo" as pessoas de fazer corta mato e desta forma erosionar certos troços de antigos caminhos abertos colina acima, bem como foram colocados alguns "bancos" pelo caminho.

Chegado ao topo da colina surge-nos a bela muralha, mesmo apesar de parcial, com uma vista fabulosa. Aqui vê-se a infraestrutura (passadiço) que leva as pessoas até a um extenso painel, o qual fiquei contente em ver, mas triste por não ser nada de especial, já que não é um bom painel descritor. Pena é que se tenha feito tanto e nestes "pequenos" pormenores falha-se redondamente, pois os conteúdos poderiam ter sido muito melhor trabalhados, está muito pobre em termos de conteúdos. Daqui observa-se um pequeno parque de merendas instalado lá em baixo.


Finalizado este breve comentário, tenho a referir que apesar de tudo fiquei contente, pois é um local com uma vista que vale a pena observar durante largos minutos. É um local que aconselho a que vão sozinhos ou com a família.

Fiquei preocupado com um facto, o de dali se visionarem muitas pedreiras de génese ilegal.....

Sem comentários: