11.8.08

Geologia no Verão 2008: 9 de Agosto em Ansião/Alvaiázere - balanço final



Finalizada a primeira de duas acções de Geologia no Verão 2008 nos concelhos de Ansião e Alvaiázere, há que fazer um pequeno balanço da actividade.
O dia iniciou-se ao lado dos Bombeiros Voluntários de Ansião, ponto de encontro da actividade, onde as pessoas se começaram a concentrar minutos antes das 10 da manhã. Passados cerca de 20 minutos, atraso devido a ligeiros atrasos de alguns participantes (algo de normal nestas actividades, mesmo eu cheguei em cima da hora...), deu-se início à viagem que teve paragem em sete pontos de interesse e onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer pormenores ligados à geologia e geomorfologia da região, bem como alguns factos históricos e etnográficos ligados a cada um destes locais. Os dois monitores da acção (João Forte e Sérgio Medeiros) fizeram questão em ligar os aspectos geológicos e geomorfológicos aos aspectos culturais da região, já que é intrínseca a ligação entre os mesmos nesta área integrada na dita Terras de Sicó.

Obviamente não vou referir tudo o que se passou, já que outra actividade se irá realizar a 13 de Setembro para que outras pessoas tenham a possibilidade de apreender factos vários ligados a uma área extremamente bela e que eu tenho divulgado não só aqui na região, bem como em eventos científicos na Suiça, Eslovénia e Grécia (brevemente será na Croácia).
As condições meteorológicas ajudaram a que a acção tivesse sucesso, apesar de que este género de actividades não seja muito afectado por condições meteorológicas ditas adversas, só mesmo o nevoeiro poderia impossibilitar que do topo da Serra de Alvaiázere se observasse ao longe as Serras de Aire, Sicó e Lousã. Refiro a bela horita de pausa para almoço passada na Mata do Carrascal (Alvaiázere), onde todos os participantes foram prendados com o belo tremoço, um dos participantes fez questão em oferecer a todos (da minha parte obrigado!).
Apenas na parte da tarde o calor apertou, mas não se reflectiu demasiado na boa disposição demonstrada pelos participantes.
Por volta das 17 horas estávamos nós a chegar à rotunda dos Bombeiros Voluntários de Ansião, a opinião das pessoas foi positiva e motivou-me não só a mim a continuar este trabalho, de divulgação das riquezas que estou a estudar no âmbito de um trabalho académico, bem como mostrou o papel muito importante que o Grupo Protecção Sicó pode e deve ter na protecção de um património que é de todos nós e que urge conhecer, pois só conhecendo é que se pode proteger.
Em nome pessoal agradeço as sugestões dos participantes, estas são muito úteis para melhorar a minha tarefa de monitor em actividades do género e só através das vossas críticas construtivas é que posso melhorar. Mesmo tendo em conta que nunca tinha organizado (neste caso pelo GPS) uma actividade científica deste género, considero que correu muito bem, facto reforçado pelo questionário que os participantes preencheram e que será enviado ao programa responsável pela Geologia no Verão, o Ciência Viva, programa promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que mostra que podemos fazer muito pela geologia (e geomorfologia...) em benefício das populações e da própria.... economia!!
Fica a foto do topo para verem o que perderam....

Sem comentários: