17.4.08

A ressalva sobre a Cumieira, em Penela: ponto de situação actual

Era para esperar mais uns dias até acrescentar este post relativamente à situação da Cumieira, mas como já uma pessoa "reclamou" decidi fazer então o ponto de situação de forma a que as pessoas fiquem esclarecidas e actualizadas, é justo e correcto que assim seja:

As fotos do primeiro post são de 2007 e foram o "pão nosso de cada dia", agora apresento-vos as fotos do "agora", a quase totalidade dos pneus foram retirados, relativamente ao aspecto paisagístico (impacto visual) a questão está "resolvida", mas relativamente ao foco de poluição grave (recursos aquíferos) a coisa está na mesma, apenas o local onde vocês vêm um pneu meio ardido, foi "recuperado" (no primeiro post). O que me preocupa é a poluição dos recursos aquíferos, a questão paisagística já estou meio habituado a ver coisas que bradam aos céus...

Dei conta deste caso porque é um exemplo perfeito (nesta questão nas Terras de Sicó), um problema grave que demorou anos (muitos anos...) a ser resolvido e quando foi intervencionado apenas parte do mesmo foi tratado, ou seja o impacto visual. Compete-me como especialista na área alertar sobre esta questão, já que a componente visual a maioria das pessoas percebe, mas já a componente da poluição dos recursos aquíferos são poucos os que conhecem/compreendem e desta forma podem alertar, com vista a uma pronta resolução!

Apesar deste facto fica a nota, que a situação está meio resolvida, não na totalidade, vamos ver o que o tempo dirá, se apenas a questão visual foi preocupação. Da mesma forma que critico de forma construtiva (longe de interesses partidários ou outros!) sou capaz de dar os parabens pela resolução de problemas.
Para já, como já referi, este problema está meio resolvido, espero que os resíduos (altamente poluentes) que lá continuam espalhados pelo chão (de forma pouco visível...) sejam também removidos para que a contaminação do recursos aquíferos termine de uma vez!!

Resolvida a situação poderei dar os meus parabéns, espero que não demore muito...






Sem comentários: