29.4.08

Dia Internacional das Aves Migratórias - 10/11 de Maio

Apesar de não ser especialista em aves, não deixo passar em branco a data que se avizinha, dias 10 e 11 de Maio é o dia internacional das aves migratórias, embaixadoras da biodiversidade!!
Aqui nas Terras de Sicó tenho visto algumas espécies recuperar das atitudes deploráveis dos pseudodesportistas, os caçadores. É certo que nem todos são más pessoas, mas é certo que alguns têm certos problemas de afirmação pessoal para se vingarem em alguns animais fabulosos como é o caso das águias, milhafres e outras espécies conhecidas. Em conversa com uma psicóloga ela disse-me "se os impedem de caçar eles matam alguém", é certo que são poucas as pessoas que se podem enquadrar nesta afirmação algo "polémica", mas também é certo que é bem verdade...
Uma das questões que tem estado muito em baila é o facto de algumas espécies migratórias estarem a difindir o vírus NH5 (penso que é assim que se escreve), tendo chegado já à alguns meses a países europeus, como é o caso da Alemanha.

Continuando, todos nós devemos fazer algo pelas aves migratórias (além das outras, claro), um dos primeiros passos é aprender algo sobre estas espécies, quem é que nunca viu uma águia ou uma coruja à noite?! Eu fico fascinado por exemplo quando ando a pé à noite e de vez em quando surge-me uma bela coruja, são animais magníficos! E nã primavera quando chegam as andorinhas!! absolutamente lindo...
É essencial respeitarmo-nos a nós próprios e às outras espécies, nas Terras de Sicó há espécies que vale a pena observar com uns binóculos. O ano passado vi até o que poderá ser uma espécie não identificada em Portugal e a conselho de um amigo vou enviar um mail à SPEA a dar conta da situação, era um pássaro mais pequeno, de apenas 3 ou 4 cm e vi-o em.... Ansião!!!
Mas por toda a região há espécies interessantes e úteis a nós próprios, todas as espécies têm algo de importante, um papel no ecossistema, não são apenas "espíritos" que aí andam a passar o tempo, urge preservar as espécies cada vez mais, a taxa de extinção de espécies animais está actualmente a um ritmo assustador, quem perde? NÓS!!!
Só para vos dar um exemplo, estive o ano passado na ilha de Lesvos e nas saídas de campo passámos por um local onde vêm pessoas de Inglaterra fazer birdwatching, ou em tuga, observação de aves. Além de respeitarem as espécies ainda trazem dinheiro a esta ilha e com isso os habitantes ganham uma melhor qualidade de vida!! É só um exemplo..

Quando forem na rua, olhem para o céu e quando virem alguma ave.... APRECIEM o que a Natureza nos proporciona!!








Sem comentários: